coluna da dani1

 

Este é o último artigo postado. Os demais podem ser acessados nos links ao pé desta página. 

 

Série "Na rota da história"

A história americana pela Rota 66

rota 66

19/11/21

8ª parte

 

Ahhhh.... E chegamos à ensolarada Califórnia!!! Yeahhhhh!!!

 

col.VIII califórnia

 

É com um sentimento extremamente ambíguo que comunico a vocês que chegamos ao último Estado da Rota 66! Sentimento feliz porque cumpri minha meta de compartilhar com vocês esta história e também porque amo a Califórnia! E sentimento triste, porque, bem, a história está chegando ao fim, não é mesmo? Pelo menos esta história! Hehehe...

Vale dizer que este pedacinho final da Rota no estado do Arizona é praticamente inexistente! Entre cortes na estrada e términos em matagal sem eira nem beira, a solução é realmente seguir pela interestadual I-40 para conseguir chegar à Califórnia. E aí vem o tal evento estranho e intrigante, queridos leitores: ao entrar na Califórnia pela I-40 existe um posto de fronteira! Tipo, sabe quando você entra em outro país e te param em um posto policial para verificação dos seus documentos? Simples e estranho assim! O posto é na divisa do estado do Arizona com a Califórnia: confesso a vocês que até hoje não entendi nada do que vi naquela noite que entrei na Califórnia e, mesmo depois de muita pesquisa, não encontrei muito a respeito também, portanto, se alguém souber a história desta verificação fronteiriça na Califórnia, por favor me conte, ok?

Fronteira atravessada, seguimos rumo à Needles: a primeira cidade californiana da Rota 66. A cidade é meiga, doce e lindinha, mas fica meio que por aí, porque não tem lá muito para se ver por lá! Pelo menos não “turisticamente” falando...

O que acho que vale lembrarmos aqui é que a história da Califórnia não é muito diferente daquela dos outros estados colonizados pelos espanhóis pelos quais passamos até agora, massss talvez sim haja uma pequenina diferença! O nome “califórnia” tem origem portuguesa (sim, você leu certo!), e se refere aos fornos de cal da região de Sesimbra, em Portugal, lugar de onde veio o navegador português João Rodrigues Cabrilho. Ok, ok... é aqui que negócio mela, querido leitor! Este tal João, português, foi nomeado Juan Rodriguez Cabrilho pelos espanhóis que primeiramente colonizaram o estado da Califórnia, pois, afinal, este tal português navegou até o local a serviço do governo espanhol e pensava, então na época, que a tal Califórnia era uma ilha! Confusão histórica instaurada: apesar do “intruso” português, a Califórnia foi sim, colonizada pela Espanha, e, claro, passou a fazer parte do México durante muito tempo até ser incorporada aos EUA por volta de 1850. E hoje é um dos estados mais povoados do país! E, claro, você já deve estar imaginando, pelo clima fantástico e litoral magnífico, acabou se tornando o berço de uma das maiores indústrias americanas: o cinema! Fato que já, já, veremos em maiores detalhes.

 

col.VIII e chegamos

 

Logo após Needles, seguimos para Newberry Springs onde fica uma das muitas paradas icônicas da Rota 66: o famoso Bagdad Café. Foi neste café que o filme de mesmo nome conta a história de uma estrangeira nos EUA que trabalha no local. Olha, o filme é bem interessante, mas o quanto este ponto ficou famoso na Rota é meio que um mistério para mim! Enfim, parada obrigatória, com certeza!

 

col.VIII parada

 

Parada feita e foto tirada (e se bateu a fome também, café tomado!), seguimos viagem para a cidade fantasma mais legal da Rota! Sei que já passamos por várias cidades, postos de gasolina e sei lá mais o que “fantasmas” nesta Rota, mas igual a esta, até agora, não achei não! Hehe... o nome dela é Calico.

Ok, vai a historinha: Calico fica localizada em Yermo, no meio do deserto de Mojave, na Califórnia, e foi a maior mina de prata deste estado entre 1881 e 1896. Com o declínio da extração da prata no local, a cidade foi perdendo habitantes e acabou ficando completamente vazia a abandonada... na década de 1950, Walter Knott resolveu comprar a cidade e restaurá-la. Em 1966, este mesmo Walter vendeu a cidade já restaurada para o condado de San Bernardino e Calico se tornou um parque estadual. Ou seja: a cidade hoje é uma autêntica cidade mineira do velho oeste que vale cada minutinho de visita!!! Ainda que grande parte de sua reconstrução seja meio que uma cidade cenário, a cidade tem bons restaurantes e cafés, deliciosas lojinhas, além de algumas atrações como passeios de trem e tours fantasmas em que te contam as histórias assombradas da cidade!

 

col.VIII calico1

 

col.VIII calico2

 

col.VIII calico3

 

colVIII calico4

 

col.VIII a cidade

 

Fase “fantasmagórica” passada, entramos agora na história de um dos maiores marcos da minha geração: o McDonald’s!!! Simmmmmm!!! O McDonald’s surgiu sim, na Rota 66!

Em 15 de Maio de 1940 os irmãos Dick e Mac McDonald abriram seu primeiro restaurante em San Bernardino, Califórnia. A maioria dos itens do cardápio eram variações de churrasco e um hambúrguer de US$ 0,15. Seguindo a tradição da época, garçons em cima de patins serviam os pedidos dos clientes nos carros. Bom, notando que o hambúrguer era o item mais vendido, o restaurante ficou fechado por uns meses e os irmãos resolveram reestruturá-lo para transformá-lo em um sistema de serviço rápido com uma “montagem em série de hambúrgueres”. Depois disso o menu do restaurante foi se aperfeiçoando, a franquia foi criada, e o resto é a história que transformou o lugar naquilo que conhecemos mundialmente hoje! E quem disse que uma pequenina ideia não pode dar certo, não é mesmo? Está anotando todas as suas?? Quem sabe... hehe

 

col.VIII san bernardino

 

 

Los Angeles (ou “LA”), “a cidade dos anjos”, foi uma cidade espanhola até 1821, quando o México se libertou da coroa espanhola. A cidade então se tornou a capital da Califórnia até que o estado foi incorporado aos EUA. Hoje a capital do estado é Sacramento, mas LA é ainda sua cidade mais populosa e mais desenvolvida.

Para esclarecimento da curiosidade geral, a cidade recebeu esse nome do seu primeiro governador espanhol Dom Felipe de Neve, que tinha o título de Nossa Senhora, Rainha “dos Anjos” do Rio de Porciúncula... e você que achava que esse nome era por uma obra mais mística né? Hehe...

Além do nome angelical, LA foi afortunada por várias descobertas: o ouro por volta de 1848, que levou à construção das linhas férreas (ativas até hoje), e o petróleo em 1890. Grana correndo solta no estado ensolarado e eis que, então, na década de 1920, LA se torna a meca do cinema! Claro que nem só de glórias vive uma cidade! Lembrem-se que LA está no meio de um deserto e com o incremento de sua população a falta de água gerou muitos problemas e a solução para isso demorou décadas até ser 100% eficaz! Na verdade, até hoje, dias de chuva na região são considerados eventos e podem ocasionar até cancelamento de aulas (não vale a inveja do feriado, galera! Hehe).

A cidade é realmente uma mistura de etnias e culturas e as diversões por lá não são poucas! Você pode escolher o que fazer: desde passear pela calçada da fama, visitar o famoso Teatro Chinês (e, claro, comparar o tamanho do pé do seu artista preferido com o seu!), Hollywood Boulevard, Beverly Hills e Rodeo Drive, até se divertir à beça na Paramount Pictures, Warner Studios, Disney... e por aí vai! As opções são infinitas!

 

col.VIII os carimbos

 

col.VIII a calçada

 

col.VIII universal

 

col.VIII para os fãs

 

Ahhh... E claro que não podemos esquecer que, como diria Lulu Santos, lá você pode viver sim a vida sobre as ondas e ser artista de cinema! Quem sabe seu destino afinal não é ser “star”???

E já que estamos falando de mar e ondas: chegamos à charmosa e encantadora Santa Monica! A cidade é linda, linda! Uma cidade de veraneio que é caminho para a famosa Malibu e suas casas à beira-mar! Mas, sinceramente?? O charme de Santa Monica, para mim, ofuscou as mansões da vizinha Malibu!

Nossa venerada Rota 66 termina no Píer de Santa Monica e a última loja da Rota vale a visita e a compra de uma lembrancinha a mais para nossa coleção, claro!

 

col.VIII fim de

 

col.VIII e a última

 

A função da Rota chegou realmente ao seu objetivo: após milhas e milhas, o Oeste americano foi finalmente desbravado e o progresso e desenvolvimento atravessaram o país! Em meio a tantas descobertas e inovações, a Rota foi e é sim, parte fundamental da história americana!

E é aqui que eu agradeço a cada um de vocês que me acompanharam nesta trajetória até agora! Para mim foi uma experiência mágica percorrer a Rota, e, mais ainda, compartilhar por aqui minha história com vocês! Espero que tenham curtido esta jornada tanto quanto eu e, se quiserem compartilhar qualquer coisa, fica meu contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Nossa aventura pela história americana através da Rota 66 fica por aqui, masssss.... quem disse que nossas colunas chegaram a um fim, não é mesmo?  

Natal chegando (sim, galera, mais um ano terminando!) e eu convido cada um de vocês para continuar “viajando” comigo em algumas histórias natalinas pelo mundo! Vamos?  

 

 

OUTROS ARTIGOS

 

SÉRIE "NA ROTA DA HISTÓRIA" - A HISTÓRIA AMERICANA PELA ROTA 66 

1ª parte

2ª parte

3ª parte

4ª parte

5ª parte

6ª parte

7ª parte

MUDANÇAS

ANO NOVO, METAS NOVAS

ATÉ QUANDO???

ENTÃO, É NATAL...