coluna da dani5

Série "Na rota da história"

A história americana pela Rota 66

14/06/21

5ª parte

Para os super fãs de estrada: rumo a Oklahoma

Ok, ok... sabe aquela ideia de “Rota 66” de filmes que vemos??? Seja lá qual for essa ideia que cada um de nós tem, digo que este pedacinho de Rota deve realmente representar isso! Hehehe...

Seguindo viagem, vamos nos afastando das atrações de cidades maiores para mergulharmos profundamente no Oeste americano! E aqui, digo a vocês, que cada paradinha é o que conta!

Ainda no Missouri, as atrações mais típicas da Rota começam a aparecer e nossa próxima parada é uma delas: o Sinclair Gasoline. Imagine um posto de gasolina que virou um museu com todas as quinquilharias da Rota 66 que alguém possa ter! É isso aí meus queridos leitores! Neste lugar tem até refrigerante de cereja batizado de “Rota 66”! E o negócio é ruim viu? Eca! Mas pense num lugar cheio de coisas? É a figura do Sinclair Gasoline! O dono, um simpático senhor que claro que não me lembro mais do nome, pega o seu nome e se você envia uma foto para ele do posto, recebe um cartão no Natal seguinte! Olha, cartões andam meio fora de moda, mas confesso que é algo bem emocionante ouvir isso em um lugar que você está apenas de passagem!

5ª parte série rota o icônico

E fique atento porque aqui vale a dica: passeando por este pedacinho da Rota você bem que pode encontrar simpáticos colecionadores do clube de carros antigos e motos fazendo seus passeios dominicais! E se isso acontecer com você, um aviso: pare! Pare onde for e converse com essa galera, porque eles são divertidíssimos e podem sim te dar muitas dicas de lugares interessantes para visitar e conhecer!

parada no spencer

É como eu disse, neste pedaço de Rota a emoção está em cada paradinha! E entre elas, eu não podia deixar de fora Red Oak II. Esta cidadezinha minúscula, quase na divisa do estado do Missouri com Kansas é uma, dentre muitas outras na Rota, cidade fantasma... quer dizer, sim, é, mas não é... Tudo bem, vai a historinha: a Red Oak “original” fica cerca de 30 Km a noroeste de Red Oak II. Como muitas cidades rurais do interior do EUA, a Red Oak original sofreu muito após a Segunda Guerra Mundial.

O artista Lowell Davis, original de Red Oak e que permaneceu fora da cidade por vários anos, voltou a ela na década de 70 e se surpreendeu quando viu que sua cidade natal tinha se transformado em uma cidade fantasma.

Em 1987, Davis morava em uma fazenda perto da antiga Red Oak e, em um momento de inspiração criativa, transformou os acres de sua fazenda em uma homenagem à sua cidade natal e, alguns anos depois, Red Oak II surgiu. O artista se refere a esta nova cidade hoje como um tributo à arte rural. Segundo palavras do mesmo “Red Oak II é uma combinação de pinturas e esculturas, e é simplesmente feita de coisas que alguém jogou fora”.

Hoje, a cidade “fantasma” Red Oak II na verdade é cheia de propriedades privadas, incluindo a de Davis, que morou lá até sua morte em 2020. A cidade também tem um posto Phillips 66 (posto original da Rota 66), uma velha escola, loja de alimentos, restaurante, prefeitura, cadeia, casas e mais casas de cidadãos comuns e muito mais! Dois prédios da Red Oak original foram importantes na vida de Davis: a loja de ferragens e o armazém geral, cujo dono era o pai de Davis e onde ele aprendeu a pintar e esculpir. Ambos os prédios foram transportados da Red Oak original para Red Oak II, manobra, aliás, um tanto quanto comum em prédios no entorno da Rota 66. Há histórias de hotéis e cafés que mudaram de posição e localização para continuar fazendo parte das mudanças de trajeto da Rota.

red oak2

Digo a vocês: Red Oak II é uma volta ao passado que se transforma em uma divertida parada para boas fotos! Recomendo!

red oak townhall

cadeia de red oak

antigo posto

Depois dessa parada surpreendente, seguimos viagem para o estado que tem o trajeto mais curto da Rota: Kansas! Então... se você curtiu o filme “Carros” da Disney, sua diversão na Rota 66 começa aqui! Sim, o filme é feito na Rota e as personagens e cidades do filme são todas fictícias, massss claro que tudo vem de modelos reais! E aqui começa a tal realidade que inspirou o filme “Carros” (inspiração esta que chegará até o Arizona, local da cidade principal do filme, Radiator Springs, mas os detalhes desta história contamos depois ok?).

Bom, Kansas é um trecho curtíssimo e muito bem cuidado da Rota, diga-se de passagem! Lá, a Rota passa por apenas 3 cidades.

A primeira parada fica em Galena em um restaurante/lojinha chamado 4 Women on the Route (originalmente, o lugar foi fundado e administrado por 4 mulheres, como diz o nome). É lá que podemos ver o caminhãozinho que deu origem a Tow Mater, personagem do filme.

dê uma olhadinha

A segunda parada que vale o tempo gasto é na Rainbow Curve Bridge, entre Riverton e Baxter Springs. Esta ponte foi construída em 1923 e é a única sobrevivente do tipo em todo o percurso da Rota!! Acredite se quiser...

 rainbow

E depois dessa rápida passagem por Kansas, mesmo porque, a quilometragem não permite que a passagem seja longa! Hehehe... chegamos em Oklahoma!

entramos

Aí sim... aqui a Rota tem história! Oklahoma: aqui digo com propriedade para todos segurarem a peruca, porque tudo por aqui voa!!! Tufões são bem famosos e um tanto quanto assustadoramente frequentes por aqui, portanto, observe a época do ano em que vai visitar o estado para ficar literalmente de cabelos em pé!

Este é praticamente o último estado com uma boa sinalização da Rota e também o marco da metade de nosso percurso... em Oklahoma quase toda a Rota já foi substituída por trechos da rodovia Interestadual I-40, mas alguns trechos da Rota sobrevivem. Entre dezenas de postos antigos, paradas com as placas de Route 66, US 66 Historic Route, uma parada obrigatória e “mega” turística nesse estado é visitar a Blue Whale na cidade de Catoosa! Sim, é uma baleia azul, como traduzido ao pé da letra!!! A baleia foi construída na década de 70 por um marido apaixonado como presente de bodas de casamento para sua esposa (vai lá entender o que raios fez a esposa para ser agraciada com uma baleia azul, não é mesmo? Prefiro nem pensar muito a respeito! Hehe...). Mais tarde, a baleia virou um parque aquático aberto ao público que foi desativado em 1988 e hoje permanece como um atrativo da Rota 66, aberto à visitação.

the blue

Passamos por Tulsa, e entre chegar e sair de Oklahoma City a cidade de Arcadia vale uma visitinha: esta cidade minúscula é cortada pela Rota. O que vale a pena por lá? O Arcadia Round Barn: em 1898, lá foi construído um celeiro redondo! Você leu certo: o celeiro é redondo e é bem legal!! Para quem curte construções diferentes, a visita de meia hora vale cada minuto! E vale a dica: olhe para o teto, por favor! A estrutura do teto desse mega celeiro redondo é fantástica e (pelo menos com a minha humilde câmera) foi meio que impossível capturar essa fantasia toda nas fotos)!

arcadia

E já que estamos por aqui, se a fome apertar, o Ann’s Chicken Fry House é o lugar: um ponto histórico da Rota no estado de Oklahoma, que era um posto de gasolina e acabou virando um restaurante e que funciona até hoje!

paradinha

Ok, estomago cheio, agora a parada é séria!!! A cidade de Clinton, Oklahoma, abrigou, entre as décadas de 50 e 60, ninguém menos que Elvis... isso! Elvis!! Aquele tal de Presley sabe? Em suas turnês pelos EUA, Elvis era um frequentador assíduo da Rota 66 e este hotel em Clinton (hoje um hotel da rede Best Western) ainda preserva o quarto em que ele sempre ficava do jeitinho que era naquela época (eu torço para que tenham trocado os lençóis, mas nunca se sabe né?)! Para quem curte o rei como eu, não dá para ignorar essa parada!

cama

É ainda em Clinton que encontramos um dos museus mais interessantes da Rota: se você gosta de história, é bom parar por aqui para conhecer os detalhes desse ícone da evolução e desenvolvimento americanos! Afinal, a Rota fez surgir o parquímetro (isso, a cobrança de parada de carros nas ruas), ajudou no desenvolvimento do setor automobilístico americano (a quantidade de postos de gasolina em toda a Rota não nega: a autonomia dos carros melhorou muito depois do evento da Rota 66) e também no desenvolvimento de hotéis (os motéis surgiram com a Rota como pontos de parada e descanso para os viajantes), restaurantes (fast-foods começaram aqui também) e povoamento do Oeste americano, entre muitas outras coisas! O Museu vale cada fotinho tirada dos carros antigos expostos nele!

museu

E já que estamos na “vibe” dos museus, nossa última parada no estado de Oklahoma é o sensacional: National Route 66 Museum, em Elk City. O museu é simplesmente fantástico! E o legal aqui é que o tema do museu não é só a Rota, mas na verdade o povoamento do Oeste americano e o que a Rota representa nisso tudo!! É um tipo de “museu cidade” eu diria: você caminha pelo museu e tem espaços ao ar livre que fazem você se sentir em uma cidade do Oeste americano!

área externa

national

national1

national2

national3

national4

Ufa! Depois de tanta história, recomendo a todos um merecido descanso!

E uma vez descansados, é hora de pegar seus chapéus e montar em seus cavalos, cowboys e cowgirls, porque o Texas nos espera! Vejo vocês por lá!