coluna da dani4

09/12/20

Até quando???

Este ano tem sido tão turbulento e desafiador de tantas maneiras diferentes para mim (e para o resto do mundo certamente), que no meio de toda essa confusão de COVID, quarentena, máscara, álcool em gel e tantas outras coisas, a pergunta que pra mim não quer calar é “até quando?”.

Já li em vários jornais que a palavra da vez de 2020 é lockdown. Acho que a esta altura, todos nós já devemos saber o que significa lockdown, mas de repente vale um esclarecimento. Diferente do que muitos possam pensar, lockdown não é “prisão”, mas sim confinamento. O que, acredite ou não, são coisas um tanto quanto diferentes! Ainda bem aliás! Ou seja, lockdown é um “isolamento”, uma “clausura”, mas não no sentido, por assim dizer, “prisioneiro” da palavra! Afinal, estamos confinados em nossas casas (assim espero eu!) não é mesmo? E até conseguimos dar uma saidinha de vez em quando... pelo menos quem compra nossa própria comida não são carcereiros não é mesmo? Esta palavra foi eleita como sendo a palavra que representa este ano totalmente adverso, mas, para mim, uma pergunta que tenho feito a mim mesma me parece bem mais adequada: “até quando?”.

Você que está lendo esta matéria deve pensar “ahhhh, ela deve estar se perguntando até quando ficaremos em isolamento!”. Bom, sim, claro! Mas na verdade, não... não é bem isso, ou não é “apenas” isso! E explico a vocês o que é exatamente.

Em vocabulário bem livre digo a vocês (e acho que muitos vão concordar comigo!) que este ano está sendo muito, muito chato! E muuuuuuito com muitos uuuuuuu!!! Não que outros anos não tenham sido difíceis e complicados, mas convenhamos que ter sua vida por um fio por conta de um possível cuspe ou tossida alheios é meio demais né? Fora todo o stress “prático”, do tipo: “Será que eu tenho que trocar de roupa quando volto do mercado? Encostei em algo que estava contaminado será? Passei álcool nas compras? Ai caramba, eu desinfetei a sacolinha? Aí Deus, eu cocei o olho? Passei álcool em gel antes de coçar o olho? Encostei em algo quando entrei no carro? Eu encostei na máscara? Aíiiii a máscara roçou no meu olho!!! Ahhhhhh”. Olha que isso é coisa de maluco, mas como bem diz o filósofo, é o que temos para hoje! E se álcool em gel e máscara nos garantem, estou tomando álcool e amarrando o tênis com a máscara até!!

Entre uma passada de álcool e uma lavada de 40 segundos de mão, minha cabeça na realidade não para de rodar e se perguntar: até quando?

Sim, a pergunta imediata é sim até quando raios eu não vou poder entrar em casa e me sentar no sofá sem tirar o sapato, lavar a mão e trocar de roupa antes! Mas bem lá no fundo, acho que esse questionamento é um pouco mais profundo. Portanto, vou mais além...

Até quando vamos viver em um mundo onde políticos se pensam cientistas, médicos e até mesmo donos das vidas alheias? Até quando as pessoas vão continuar pensando que o que fazem não impacta em ninguém? Até quando se pensará que saúde e economia andam separadas? Até quando viveremos em um mundo que não vê que todos, digo, TODOS, somos interdependentes?? Não me pergunto somente até quando ficaremos nesse isolamento que parece não ter fim, mas me pergunto sim até quando todos nós ainda vamos pensar que a responsabilidade de todos e de cada um de nós está nas mãos de algum outro! Sim, é difícil! Sim, está demorando demais! E sim, acima de tudo, o aprendizado é doloroso... mas depende única e exclusivamente de cada um de nós! Não tem governo nem cientista que vá resolver este problema imediatamente, acho que isso já percebemos não é verdade?

Confesso que a dedicação dos profissionais da saúde e cientistas este ano realmente me emociona! E sim, o que eles estão fazendo e desenvolvendo é nossa luz no fim do túnel! A vacina contra a COVID é nossa esperança sim para acabar com o tal do lockdown. Com o lockdown pelo menos... Porque me pergunto se esta vacina vai resolver todos os outros problemas que já existiam há tempos, mas que foram apenas ampliados neste ano tão ímpar!

Esta pandemia maluca, para mim, nada mais é do que uma lente de aumento: os problemas não necessariamente aumentaram, creio que apenas estamos conseguindo vê-los melhor e talvez mais claramente! E, diga-se de passagem, começo a achar que a COVID está trazendo à tona do ser humano em geral uma falta de vergonha sem tamanho! Nunca vi tanto desrespeito ao próximo e à natureza como tenho visto hoje! E me parece que isso é apenas uma revelação, pois os sinais mostram que tudo já vinha acontecendo há muito tempo...

O Natal está pertinho de nós, e sequer sabemos se poderemos passá-lo pessoalmente com nossas famílias ou não por conta do aumento exorbitante dos casos da doença. Mas em meio a esta brisa natalina eu pergunto a mim mesma e a cada um de vocês que me leem agora: até quando acreditaremos que uma vacina para a COVID vai resolver tudo? Será que nossas atitudes hoje já não podem fazer muita diferença? Fica a dica...