QUESTIONAMENTOS

AOS CANDIDATOS A PREFEITO DE PIEDADE

A seguir vão afirmações minhas sobre a cidade. Não se referem especificamente ao atual governo mas aos vários governos que a cidade teve nos últimos anos. Peço que os candidatos a prefeito se manifestem sobre cada afirmação feita. Os posicionamentos poderão ajudar os eleitores na escolha do próximo prefeito que terão que fazer. Todas as manifestações serão publicadas.

1-O município cumpre com as exigências legais de dar transparência às contas públicas. A oferta de transparência, no entanto, deve possibilitar a qualquer cidadão avaliar a situação financeira do município. Mesmo os de baixa instrução devem poder fazer isso. As informações postadas no site da Prefreitura não permitem essa avaliação.

2-A segurança pública de uma cidade precisa ser atribuição municipal. Nunca foi assim. Ela sempre foi atribuição do Governo do Estado. Isso desclassifica qualquer município por deixar tarefa tão importante na mão de estranhos. O Governo do Estado é um estranho, mesmo com o bom desempenho da Polícia Militar. O argumento de falta de recursos municipais para suportar os encargos não pode ser justificativa pois pode haver alteração na distribuição do bolo tributário.

3-Os canais de comunicação da população com a Prefeitura são fracos. Os da Prefeitura com a população também. Com os recursos da informática isso pode melhorar. Além disso, a Prefeitura deve se comunicar diretamente com a população sempre que algum regramento novo precisar ser adotado.

4-A economia do município depende da produção agrícola. Então, o desenvolvimento da zona rural com a aplicação de recursos municipais deve ser prioritário. Isso não acontece. Não falo de assistencialismo aos produtores mas da oferta de infraestrutura para manter lavradores em sua atividade e atrair novos. É fundamental a instalação de conjuntos habitacionais na zona rural para a fixação da mão de obra agrícola.

5-A ocupação irregular de solo no município nunca teve o enfrentamento devido.

6-Leis municipais não são cumpridas. Em especial quanto ao lixo e à exigência de AVCB em templos. A Prefeitura, inclusive, se arvora no direito de permitir expressamente irregularidades sem poder fazer isso.

7-O trânsito no centro da cidade continua ruim. Entre as medidas para aliviá-lo estão a construção de nova ponte na Marginal e a construção de terminal urbano fora do centro. O ponto de ônibus na frente do mercado municipal precisa desaparecer assim como o tráfego de ônibus na zona central.

8-O município não preserva suas nascentes, suas águas e sua mata ciliar. Isso é tarefa de civilidade sem contar que é condição para a produção agrícola e o abastecimento de água à população.

As manifestações dos candidatos devem ser enviadas por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.