coluna da dani4

01/02/21

Série "Na rota da história"

A história americana pela Rota 66

2ª parte

Chicago, "the windy city"

E a viagem começa: Chicago, "the windy city"

historic route

E conforme prometido, seguimos em nossa primeira parada nessa viagem pela Rota 66 americana: Chicago!! E sim, lá venta... muuuuuito!! Dizem que se num dia de vento você ficar em pé na rua e for se inclinando para a frente o vento simplesmente te segura e você não cai! Então... eu confesso que até tentei, mas deu medo e desisti! Hehe...

Digo a vocês que sou muito parcial ao avaliar Chicago, porque realmente acho que é uma cidade incrível e com uma personalidade sem igual!

chicago linha do horizonte

Bom, tudo começou quando um francês chamado Jean Baptiste Pointe du Sable, o tal “pai de Chicago”, passou por lá e resolveu desbravar o local e acabou fundando a cidade. Aliás, vale pela curiosidade: este nome foi dado à cidade por causa do forte cheiro no local de uma planta chamada “checagou” (que brilhantemente se pronuncia chicago!). Essa abençoada e fedida planta batizou a cidade e, por uma boa benção, sumiu quase que totalmente da região, porque, acreditem, o negócio realmente cheirava muito mal!!!


Enfim, o tal do Sable achou a posição da cidade extremamente interessante, pois pensou que qualquer estrangeiro poderia ir da Europa até Nova York e, então, trazer tudo pelos rios que irrigam os EUA até o lago Michigan, onde fica Chicago.

De lá então, seria mamão com açúcar transportar quaisquer mercadorias pelos EUA através do famoso e barrento rio Mississipi (um dos mais importantes pontos de transporte fluvial nos EUA até os dias de hoje) e, possivelmente, distribuir tudo pelo país e chegar até o México!

margens do lago michigan

antigo sears tower                              sacada de vidro

Pela localização fantástica, não preciso dizer a vocês que não demorou nadinha para os ingleses descobrirem o local como a nova porta de entrada para conquistar o interior americano, não é mesmo? Trocando em miúdos e resumindo a historinha: ingleses guerreiam com franceses e saem vencedores! Massss... vale dizer: uma porta de entrada tão estratégica para o território americano não poderia deixar de atrair um povo bem empreendedor... E sim, se você pensou no povo judeu, está correto! Chicago tem até hoje uma das maiores colônias judaicas das américas! Judeus estes que foram os grandes responsáveis pela alavancada econômica da cidade, afinal um dos negócios mais famosos do local realmente começou a dar lucros representativos quando um judeu se tornou vice presidente da instituição: estou falando da Sears! Para quem não sabe, cultura geral é sempre bom: a Sears foi uma das primeiras grandes lojas de departamento do mundo (a inspiradora do nossa antigo Mappin aqui do Brasil) e inovou o mercado com as compras por catálogo e com uma “coisinha” chamada “venda a crédito”, tão comum nos dias de hoje (e você que achava que a história de Chicago não tinha nada a ver com a sua vida não é mesmo?? Haha!)

Bom, posição estratégica, cidade mesclada por vários povos diferentes e borbulhando ideias novas: Chicago é sim uma cidade ícone, inovadora e cheia de gratas surpresas! 

Em sua história, cheia de percalços e dificuldades, a cidade também é conhecida pela sua inovação na construção civil. Depois de um mega incêndio que destruiu quase 100% da cidade lá pelos idos de 1871, a prefeitura estimulou arquitetos do país inteiro a se mudarem para lá com isenção de impostos e incentivos fiscais, desde que trabalhassem em prol da sua reconstrução. Foi lá que foram inventadas as estruturas pré-moldadas tão utilizadas nos dias de hoje. E é lá também que prédios fantásticos foram construídos, fazendo com que a cidade até hoje se gabe de seus talentos arquitetônicos. Sem dúvida, para quem gosta de arquitetura, esta cidade é espetacular!!!

 margens do rio chicago

Avaliando a história desta cidade e de como as oportunidades sócio econômicas sempre foram bem vistas e aproveitadas pelos prefeitos que lá governaram, não me espanta saber que Al Capone e o fundador da “Playboy”, por exemplo, se mudaram pra lá e fizeram suas vidas. Aliás, esta cidade já foi palco dos mais diversos tipos de indústria e comércio que podemos pensar! 

Chicago já foi, por exemplo, a maior produtora de cerveja dos EUA. Claro que se aproveitando desse "know-how da cidade" na época da lei seca, Al Capone começou a usá-lo para seu lucro próprio. Este, por sinal, é um capítulo bem obscuro da história desta cidade e, diga-se de passagem, os próprios residentes não falam muito sobre ele, pois parece que o negócio foi meio macabro! 

A década de 20 foi pesada para Chicago, mas, cidade de oportunidades como é esta, foi nesta mesma época que surgiu ali mesmo a revista Playboy e as famosas coelhinhas da Playboy. Aliás, essas “coelhinhas” nada mais eram do que as garçonetes do clube fundado pelo dono da revista e que faziam programa com os fregueses. Houve denúncia da sociedade em relação a esta "prostituição forçada" de funcionárias, claro, mas, segundo declaração delas próprias, elas faziam isso "por opção e consciência de sua própria sexualidade"! Bonito né? E viva a liberdade!

Não é de se espantar que nesta mesma época e nesta mesma cidade, um digníssimo médico tenha inventado... vamos ver se vocês adivinham... pensem um pouco por favor...  adivinharam??? Isso! O tal do médico inventou a pílula!!! Com o pretexto de curar distúrbios ginecológicos, claro, mas não é que por acaso o negócio também controlava a natalidade? Conveniente não? Bem, grandes descobertas vêm de grandes estímulos não é mesmo?

Chicago é, acima de tudo, uma cidade fundamentalmente pioneira, vibrante e linda! Com construções maravilhosas, vistas de tirar o fôlego, ótimos museus, parques e passeios fantásticos... pelo povo e pela cidade, sim, vale a visita por 1 ou 20 dias! Sempre haverá o que fazer e ver por lá!!

horizonte de chicago

 

A cidade é tão única e bem localizada que, quando o sistema de estradas dos EUA começou a ser desenvolvido, não poderia existir um lugar melhor para começar uma rota em direção ao Oeste americano ainda desconhecido!

A Rota 66 e o desbravamento do oeste americano começam aqui. Chicago é ponto de encontro de diferentes nacionalidades e grupos sociais e étnicos: americanos, europeus, judeus, negros, arquitetos, comerciantes... todos têm vez e lugar nesta cidade! E vale dizer: o povo de Chicago foi um dos primeiros dos EUA a apoiar os movimentos anti escravidão dos EUA. E sim, esta cidade idolatrava (e o faz até hoje) Abraham Lincoln! Mas este já é o começo de uma outra etapa da história... que terei o maior prazer de contar a vocês em nossa próxima matéria!

Espero vocês para desbravarmos nossa próxima cidade: Springfield, IL, e o legado de um político icônico da história americana.