coluna da dani4

11/01/21

Série "Na rota da história"

A história americana pela Rota 66

1ª parte

eeuu rota 66

E mais um ano se foi e outro se inicia... e que 2021 seja abençoado e saudável para todos nós!!!

Seguindo a vibração, eis que o ano já começa turbulento! Invadiram o Capitólio americano, políticos ganharam aumento de salário, aposentados continuaram ganhando igual e por aí vai... nada muito diferente do tango caótico que temos vivido ultimamente, mas confesso que às vezes algumas notícias ainda me surpreendem! Como essa tal “invasão ao Capitólio dos Estados Unidos” por exemplo. Não, a postura do atual presidente deste referido país não me surpreende, mas sim, a postura dos cidadãos deste país me surpreende! Mas se o governante é o espelho da população... deixo com você a conclusão deste pensamento...

Seguindo o embalo desta dança, que tal mudarmos essa sensação de “caos” e partirmos em uma viagem histórica e sensacional?

Sou ávida a conhecer novos (ou antigos) lugares e novas (ou antigas) histórias! Amo viajar, e mais do que isso: conhecer o que cada lugar tem para contar a cada um de nós. E já que invadiram o Capitólio americano mesmo, por que não conhecermos um pouquinho mais da história deste país?

Convido você, portanto, a soltar os cabelos e balançá-los ao vento para uma interessante viagem pelas retas e curvas da histórica e emblemática Rota 66 americana!

Para quem nunca ouviu falar: a Rota 66 é uma estrada construída na década de 1930 nos EUA e que une o meio norte ao sudoeste do país. Reza a lenda que os artistas americanos residentes na região de Chicago, saturados das limitações da lei seca que vigorava na época, começaram a buscar novos horizontes e a desbravar caminhos em busca de locações mais baratas e acessíveis. Foi assim que o trajeto da então “nova” Rota 66 surgiu... e foi assim também que a tão admirada Los Angeles “hollywoodiana” se transformou na luxuosa residência de milionários artistas do país.

A Rota 66 vai da invernosa Chicago, IL, até a ensolarada Santa Mônica, CA, percorrendo cerca de 4.000 quilômetros e passando por 8 estados americanos e cerca de 200 cidades.

A Rota começou a ser construída em 1926 e inaugurada formalmente em 1938. Foi inativada oficialmente pelo governo americano em 1984, sendo substituída por vias expressas, mas durante o tempo em que estava ativa, seu valor e contribuições históricas foram inestimáveis!

Cidades nasceram para literalmente abraçar a Rota (e, diga-se de passagem, sobreviver dela!).

Foi lá que surgiu o primeiro Motel (ok, entenda por favor: Motor Hotel = Motel, ou seja, um hotel de beira de estrada... conceito um pouquinho diferente do “motel” aqui no Brasil, hehe...), o primeiro MCDonald´s do mundo, o parquímetro (ou “zona azul” para nós brasileiros), a primeira lanchonete com “drive-thru”, quanta coisa né? Ahhhh, e como tem posto de gasolina nessa Rota! Aqueles lindinhos em estilo retrô da década de 50 e 60! A Rota 66 foi a grande responsável pelo desenvolvimento automobilístico americano, melhorando a autonomia e conforto dos veículos, afinal a tal estrada era longa!

Nas matérias seguintes que escreverei neste site, vou compartilhar com vocês alguns pedacinhos e histórias dessa Rota que nos ajudarão a conhecer um pouco mais da história da maior potência mundial e atual berço da democracia moderna: os EUA.

Nossa próxima parada será em Chicago, the windy city (a “cidade dos ventos”). Nos vemos lá!