Avaliação do trabalho da Câmara de Votorantim

 

FEVEREIRO DE 2021

INDICAÇÕES APRESENTADAS

(ver avaliação ao final)

-Sugere à Administração Municipal que verifique a possibilidade de realizar a revitalização de pintura de solo das seguintes ruas do bairro Jardim Serrano II: Rua José Laureano de Camargo; Rua Jacques Gonçalves; Rua Gregório Rolim de Oliveira; Rua Pedro Nunes; e Rua João Marques.

 

-Sugere à Administração Municipal que revitalize e reforme (pintura, conserto de alambrados, quiosques, iluminação e etc.) a Praça Senador José Ermírio de Moraes, Vila Dominguinho.

 

-Sugere à Administração Municipal a pavimentação da Rua Expedito Antonio do Nascimento (antiga Rua 20) - Jd. Novo Mundo, iniciando na altura do Córrego Hipercap, seguindo por toda sua extensão de terra.

 

-Sugere à Administração Municipal que através do setor competente, providencie a limpeza, capinação e roçagem da Rua Francisca Lucas Bonilha entre os números 1090 e 1232 da referida via, e também da Praça Genésio Gonçalves localizada na junção da via mencionada com a Rua Ignês Mariano, Bairro Parque Bela Vista, pois o local está tomado pelo mato e por entulhos.

 

-Sugere à Administração Municipal que o setor competente estude a viabilidade de alargamento da Rua João Candido Strombeck do bairro Altos de Votorantim, tendo em vista que existe a necessidade de desapropriação de lotes que permeiam a via, ou de forma emergencial, solucionar a problemática de tráfego existente.

 

-Sugere à Administração Municipal que, providencie junto à Secretaria Competente se possível com urgência, a roçagem do mato na Praça Lourenço Francisco, sito à Rua Leonel Rodrigues (Parque Jataí II).

 

-Sugere à Administração Municipal que o setor competente estude a possibilidade de realizar a manutenção, limpeza, roçagem e capinação do Centro Comunitário e todo seu entorno na Rua Sergio Salles Bloco 60 1 A, próximo ao nº 25, Bairro Barra Funda.

 

-Sugere à Administração Municipal que, através do setor competente, tente resgatar a quadra existente entre uma creche e escola municipal, situada na Rua Pedro Nunes, antiga Rua 1, do Jardim Serrano II, que foi ocupada por quatro a cinco moradores de rua, que passaram a viver no local, desprovidos de qualquer atendimento social.

 

-Sugere à Administração Municipal que o setor competente realize a compactação de solo e recapeamento asfáltico em toda a extensão da Rua Paschoal Gerônimo Fornazari, no bairro Vale do Sol.

 

-Sugere à Administração Municipal que, através do setor competente, providencie a instalação de uma depressão para escoamento de água na esquina das Ruas Nilton Bragonssi Gimenes e Raul dos Santos, Bairro Chácara Ondina, pois no local não possui boca de lobo e, sendo assim, não tendo para onde a água da chuva escoar.

 

-Sugere à Administração Municipal que através do setor competente, realize melhorias no campo de futebol localizado na interligação do Jd. Tatiana e Jd. Novo Mundo, próximo a E.E. Selma Maria, incluindo colocação de novas traves, gramado, marcação, alambrado e vestiário no entorno.

 

-Sugere à Administração Municipal o asfaltamento da Estrada José Celeste no trecho em que há ausência do pavimento asfáltico.

 

-Sugere à Administração Municipal que o setor competente realize a limpeza da área situada na Avenida Santos Dumont, em frente ao número 150, em sequência realize a construção de uma praça de lazer com playground.

 

-Sugere à Administração Municipal que verifique a possibilidade de implantar redutores de velocidade, tipo lombadas, nas Ruas Roberto Augusto Rangel e Edneia de Campos Ferreira, bem como a construção de um playground entre as vias citadas e melhorias na iluminação, no Bairro Real Parque.

 

-Sugere à Administração Municipal que através do setor competente, realize a revitalização dos Centros Comunitários do Bairro Itapeva e da Vila Amorim, bem como oferecendo condições ideais para que brevemente haja o retorno das atividades da comunidade organizada.

 

-Sugere à Administração Municipal que providencie junto à Secretaria Competente a limpeza ou dedetização do bueiro localizado a Rua Maria de Lourdes Costa, frente ao número 21, no Bairro Jardim Serrano II.

 

-Sugere à Administração Municipal para que estude a viabilidade de forma progressiva, a utilização do sistema de geração de Energia Solar Fotovoltaico, em todas as edificações e praças pertencentes à administração pública, sabendo que esse sistema de energia, além de obter uma significativa economia de energia e contribuir diretamente para o meio ambiente, também será vista como modelo de sustentabilidade no âmbito nacional.

 

-Sugere à Administração Municipal que o setor competente estude a possibilidade de realizar a manutenção, limpeza, roçagem e capinação da Praça Manoel Colono, do bairro Barra funda, na Rua Basílio Mazei.

 

-Sugere à Administração Municipal que asfalte as seguintes ruas da Vila Dominguinho: Alexandre Gusmão; Afonso Furtado; e Antonio Raposo.

 

-Sugere à Administração Municipal verifique a possibilidade de realizar a revitalização de pintura de solo das seguintes ruas do bairro Jardim Serrano II: Rua Carlos Machado; Rua Egydio Ribeiro; Rua Elzir Ribeiro; e Rua Dario Bonilha.

 

-Sugere à Administração Municipal em caráter de URGÊNCIA, para que através do setor competente, providencie a limpeza da boca de lobo, localizada entre a esquina das Ruas Lydio Gagetti e Waldomiro dos Santos, Bairro Vila Nova.

 

-Sugere à Administração Municipal através do setor competente, a implantação de uma lombada e outros redutores de velocidade na Rua Sinésio dos Santos, no Parque Jataí.

 

-Sugere à Administração Municipal que o setor competente providencie a calçada na Estrada do Cubatão, na extensão do número 3197.

 

-Sugere à Administração Municipal para que o setor competente execute a ampliação de mais 2 (duas) vias de trânsito de veículos na ponte "Benito Sevilha", localizada na rua Antônio Festa, Centro.

 

-Sugere à Administração Municipal que o setor competente estude a possibilidade de realizar um Estudo Técnico para a implantação de um redutor de velocidade tipo lombada na altura do nº 101, da Rua Margarida dos Santos Garcês, Bairro Vila Garcia.

 

-Sugere à Administração Municipal que verifique a possibilidade da instalação de uma lombo travessia na Avenida Octavio Augusto Rangel, na altura da CMEI "Felipe Kalil".

 

-Sugere à Administração Municipal que providencie o recapeamento da Rua Adão Martins, no Jd. Tatiana, em toda sua extensão, devido à precariedade do asfalto.

 

AVALIAÇÃO

         Indicações não passam de pedidos ao prefeito. Acontece que pedidos ao prefeito qualquer um pode fazer. Não precisa ser vereador.

         O prefeito não é obrigado a atender às indicações. Elas acabam, então, servindo somente para enriquecer os currículos dos vereadores por terem sido autores dos pedidos.

         A função básica da Câmara, além de aprovar regramentos públicos, é fiscalizar o trabalho do prefeito. Melhor seria, então, que reclamasse dele o não cumprimento de tarefas que são de sua obrigação. Aí, a Câmara estaria exercendo o papel de fiscal.

         Não considero indicações, então, como trabalho legislativo.